Você sabia? Fundador do Grupo Playcenter é incluído no Salão da Fama da IAAPA Este mês fomos agraciados por uma incrível notícia, Marcelo Gutglas, fundador do Grupo Playcenter, foi incluído no Salão da Fama da IAAPA

Escrito por

Em 2021 a Associação Global para a Indústria de Atrações (IAAPA) introduziu duas lendas da indústria de atrações globais – Marcelo Gutglas e Marie Tussaud – no seu Salão da Fama, que homenageia profissionais cujo trabalho e realizações tenham feito contribuições significativas e duradouras para a indústria de atrações globais.

Esses prêmios são as mais altas e prestigiosas homenagens individuais do setor. “Estamos honrados em receber Marcelo Gutglas e Marie Tussaud no Salão da Fama da IAAPA”, disse o presidente do Comitê de Arquivos e Salão da Fama da IAAPA em 2021 e parceiro sênior da Leisure Development Partners, LLP, Michael Collins. 

“Marcelo Gutglas é um defensor e embaixador da indústria de atrações na América Latina há mais de 50 anos, e Marie Tussaud criou uma forma de arte e uma atração que divertiu milhões ao redor do mundo. Suas contribuições para a nossa indústria são significativas e seu impacto influenciará a indústria por muitos anos”, ressaltou Collins.

Conhecido por muitos como o pai da indústria de atrações na América Latina, Marcelo Gutglas deixou uma marca indelével em mais de 50 anos de atuação. O engenheiro eletrônico e pioneiro da indústria começou sua trajetória em meados da década de 1960, lançando uma única jukebox operada por moedas em pista de boliche no Brasil. O início, de certa forma modesto, se expandiu para 2.500 máquinas de Pinball em espaços de entretenimento e fliperamas em todo o Brasil. Sua paixão pelo segmento só cresceu e, em meados da década de 1970, transformou o Parque de Diversões Playcenter no primeiro parque da nova geração na região.

Marcelo Gutglas ao lado de esculturas que mais tarde dariam vida a famosa “Montanha Encantada”, uma das atrações mais icônicas da história do Playcenter em São Paulo.

Com atrações de vanguarda que incluíam a primeira grande montanha-russa de aço e o passeio de trenó aquático, o Playcenter foi um empreendimento de grande sucesso para o jovem empresário, que se tornou referência no Brasil. Foi o criador dos 25 centros de Entretenimento Familiar Playland, implantou a unidade móvel (Parque Itinerante) para promover o Playcenter e foi fundamental no desenvolvimento do moderno parque temático Hopi Hari, em Vinhedo. Tudo foi realizado em meio às constantes e difíceis mudanças das condições econômicas no Brasil.

Marcelo Gutglas ao lado de autoridades no lançamento da ADIBRA – Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil

Gutglas também recebe os créditos por apresentar a indústria de parques de diversões às famílias brasileiras. Ao longo do caminho foi o mentor de líderes governamentais e investidores sobre os fundamentos da indústria de atrações para a obtenção de apoios e patrocínios. Ele introduziu padrões profissionais e inspirou outros a desenvolver a indústria e seguir as melhores práticas em todo o mundo. Gutglas foi o fundador de duas associações da indústria no Brasil: Adibra (Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil) e Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas).

À esquerda, Marcelo Gutglas apresenta o projeto “Great Adventure” para importantes profissionais da época.
À direita, Marcelo Gutglas em uma das atrações familiares do antigo Playcenter.

Foi também um dos fundadores e vice-presidente da ALAP. Foi, e ainda é um membro ativo e voluntário da IAAPA, a Associação Global para a Indústria de Atrações, servindo como integrante da diretoria,   do Comitê Executivo-Financeiro, do Comitê de Planejamento Estratégico e do Comitê Consultivo Regional da América Latina e Caribe.

Como resultado de suas contribuições, Gutglas recebeu o Prêmio IAAPA por Serviços Meritórios em 1999 e o Prêmio pelo Serviço Vitalício em 2012. Marcelo Gutglas deu o tom e abriu caminho para o desenvolvimento do setor na América Latina, se tornando um profissional respeitado no Brasil e no exterior.

Você sabia? A IAAPA  é uma comunidade diversa e dinâmica de profissionais de atrações globais. Como a maior associação comercial internacional para atrações fixas, IAAPA unifica a comunidade de atrações, conecta pessoas para aprender e crescer juntas e trabalha para promover os mais altos padrões profissionais de excelência e segurança em todo o mundo.

https://www.youtube.com/watch?v=kfli-LU9CSY

Quer conhecer mais sobre o trabalho da associação? Visite o site iaapa.org ou acompanhe as redes sociais: @IAAPAHQ ou @IaapaAmericaLatina

Grupo Playcenter
O Grupo Playcenter está há mais de 40 anos inovando o significado de diversão. É responsável pelo Playcenter Family e diversas unidades do Playland espalhadas pelos principais shoppings do país, trazendo uma nova experiência para toda a família. Venha brincar em nossas atrações!

Posts relacionados

Túnel do tempo: onde surgiu o Parque de Diversões?

Os Parques de Diversões são ambientes alegres e divertidos, que encantam e despertam muitas emoções! Mas você sabe de onde surgiu esse modelo de entretenimento que ao longo dos anos conquistou tantos fãs?

LEIA MAIS

Uma história chamada Playcenter

O ano era 1973 e naquela época a cidade de São Paulo era bem diferente da cidade que conhecemos nos dias de hoje. Era um dia qualquer, uma sexta-feira e os jornais mostravam...

LEIA MAIS

TBT: Monga – A Mulher Gorila do Playcenter

No início dos anos 70 o Grupo Playcenter inaugurou um Parque que ficou marcado na história da cidade de São Paulo e no coração de milhares de brasileiros, nascia naquela época o “Playcenter”,...

LEIA MAIS

Deixe seu comentário

    Ir para o topo

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Clique em aceitar ou leia nossa

    política de privacidade.