TBT: As famosas Noites do Terror do Playcenter Quem aí não sente saudades de quando chegava a época de curtir as Noites do Terror?

Escrito por

Quem aí não sente saudades de quando chegava os meses de agosto e setembro, e começava aquela ansiedade, em não só de ouvir a famosa frase, “O Playcenter, orgulhosamente apresenta… Noites do Terror”, dita pelo apresentador Nilldo, e que ecoava em uma só voz durante o show de abertura ou ainda, esperar a visita surpresa dos monstros nos colégios para divulgação das excursões? Ou então, ir pro parque com os amigos, família ou o (a) crush sabendo que iria se assustar nos labirintos ou pelo o parque quando caia a noite, e no final do passeio, seja no carro, no ônibus, ou no metrô, relembrar dos momentos aqueles que ficariam guardados na memória.

Já deu para perceber que estamos falando das Noites do Terror, né? Um evento que marcou gerações e se tornou oficial no calendário do Playcenter ao longo de 24 anos e que era aguardado por muitos, ano após ano, com uma legião de fãs e que também servia de referência para eventos do gênero em outros parques de diversões e temáticos não só do Brasil como de outros países do mundo.

O seu início foi um pouco tímido, a mais de 3 décadas, por volta do ano de 1988, quando surgiu a necessidade de realizar algum evento que pudesse trazer os visitantes ao parque após o período das férias de julho e várias pesquisas então foram realizadas, e junto aos vários sucessos do cinema no gênero terror da época e que tiravam o sono de muitos adolescentes, mostravam que a “espantomania” estava em alta e o Playcenter aproveitando disto, e mais, que o mês de agosto é conhecido como o mês do cachorro louco em nosso país, realizou então a primeira edição de um evento de terror no parque, que além de ser assustador, também pudesse reforçar e melhorar o espírito de diversão.

A primeira edição das Noites do Terror ocorreu apenas as Sextas e Sábados de Agosto de 1988, começavam a partir das 21h quando o parque na época recebeu ambientação especial, através de programação de shows, recursos de luz e som, que visavam criar um clima de “terror” aos visitantes, seu personagem principal foi o grande astro de filmes de terror, Zé do Caixão – in memorian, e os slogans do evento na época foram: “Deixe que o diabo o carregue para esta diversão do capeta” e “O medo aparece onde você menos espera”.

O objetivo do evento foi trazer o terror que as pessoas estão acostumadas a ver nos cinemas, transformando-o em realidade. Para isto, criou-se um cenário de horror em todo o parque com decorações nas portarias e nas áreas de maior circulação, além de vários personagens clássicos dos filmes de terror e também do imaginário, pelo o parque.

Conforme ia se passando, o evento tomava proporções maiores devido ao seu sucesso entre o público e começou a contar com novidades a cada edição realizada, foram atrações na forma de labirinto, cemitérios, esquetes e pocket-shows, além dos shows de abertura e encerramento que contavam com até efeitos especiais.

E as atrações do parque também entravam no clima de terror e ganhavam ambientação especial, como no Splash que recebia o monstro do pântano; a viagem do pesadelo na Maria Fumaça, onde o seu percurso era todo tematizado; na Montanha que ficava quase Encantada; nas Sombras Mágicas, e assassinas; e na Casa Maluca do morto-vivo.


Foram 23 edições realizadas desde 1988 até 2012, no encerramento do Parque:

1988: “O Medo aparece de onde você menos espera”

1989: “Noites do Terror, uma diversão do Capeta”

1990: “Deixe que o diabo te carregue para a diversão do capeta”

1991: “Você também vai perder a cabeça”

1992: “A hora do pesadelo ao vivo com Freddy Kruegger”

1993: “Até hoje você só brincou de sentir medo”

1994: “Sobreviva se conseguir”

1995: “Quem é morto sempre aparece”

1996: “Aqui o pavor vai de carona”

1997: “Venha comemorar 10 anos de calafrios! Você precisa ver com os próprios olhos”

1998: “Encarne em outro mundo”

1999: “Quem é morto sempre aparece”

2000: “Noites do Terror parte 13 – O massacre da serra elétrica. Desta vez você não escapa!”

2001: “Os Demônios estão em toda parte”

2002: “A mais assustadora de todos os tempos”

2003: “As Trevas irão te dominar”

2004: “O Portal do Inferno” e “Visões Satânicas”

2005: “O vale do medo. Ao cair da noite a maldição virá do além”

2006: “O final dos tempos”

2007: “20 anos”2008: “No Sarcófago do Faraó”

2009: “A Noite Maldita”

2010: “A Legião dos Espíritos, O Terror Nunca Morre”

2011: “Profecia Macabra”

2012: “Últimas Noites do Terror – Todos os Medos Juntos”

Para a última edição do evento, num momento de gran finale não poderia faltar a presença ilustre dele, o Zé do Caixão, que começou essa história em 1988 e terminava ela em 2012, participando inclusive do comercial de divulgação.

E em 2013, na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, de forma inédita, ocorreu uma turnê itinerante no Yupie! Park durante mais de um mês e que recebeu não só os visitantes do parque, como fãs do evento de São Paulo e que puderam sentir divertir e assustar curtindo o show de abertura e de encerramento, atrações temáticas como os labirintos Celeiro e Hospital, um Cemitério e até um Beco, além de assustar entre os 70 personagens, desde monstros a zumbis, incluindo personagens inspirados em clássicos como Jason, Freddy Krueger, Samara (O Chamado) e a menina do Exorcista.

Você também deve sentir saudades das Noites do Terror assim como nós e ter histórias e lembranças, que tal compartilhar estes momentos com a gente em nossas redes sociais?

Grupo Playcenter
O Grupo Playcenter está há mais de 40 anos inovando o significado de diversão. É responsável pelo Playcenter Family e diversas unidades do Playland espalhadas pelos principais shoppings do país, trazendo uma nova experiência para toda a família. Venha brincar em nossas atrações!

Posts relacionados

Túnel do tempo: onde surgiu o Parque de Diversões?

Os Parques de Diversões são ambientes alegres e divertidos, que encantam e despertam muitas emoções! Mas você sabe de onde surgiu esse modelo de entretenimento que ao longo dos anos conquistou tantos fãs?

LEIA MAIS

Uma história chamada Playcenter

O ano era 1973 e naquela época a cidade de São Paulo era bem diferente da cidade que conhecemos nos dias de hoje. Era um dia qualquer, uma sexta-feira e os jornais mostravam...

LEIA MAIS

TBT: Monga – A Mulher Gorila do Playcenter

No início dos anos 70 o Grupo Playcenter inaugurou um Parque que ficou marcado na história da cidade de São Paulo e no coração de milhares de brasileiros, nascia naquela época o “Playcenter”,...

LEIA MAIS

Deixe seu comentário

    Ir para o topo

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Clique em aceitar ou leia nossa

    política de privacidade.