Uma história chamada Playcenter

Escrito por

O ano era 1973 e naquela época a cidade de São Paulo era bem diferente da cidade que conhecemos nos dias de hoje. Era um dia qualquer, uma sexta-feira e os jornais mostravam a data de 27 de julho.

Nascia naquele dia o Playcenter, ocupando uma área de 30 mil metros quadrados no bairro da Barra Funda, na zona oeste da cidade de São Paulo.

Antes de continuar, é importante dizer que a história “Do Play” começou um pouco antes, quando em 1971 o empresário Marcelo Gutglas trouxe ao Brasil um conceito ainda inédito, implantando máquinas de jogos que ele mesmo batizou de “Fliperama”.

Com o enorme sucesso do Fliperama, o caminho estava aberto para testar no Brasil um outro conceito: máquinas grandes, chamadas de brinquedos, que já faziam grande sucesso na Itália e em países do exterior.

Montados inicialmente em uma área pequena próxima ao Parque do Ibirapuera, os brinquedos trazidos por Marcelo Gutglas fizeram tanto sucesso, mas tanto sucesso, que filas e mais filas se formavam, com pessoas ansiosas para conhecerem as novidades.

Em 27 de Julho de 1973, o Playcenter abria suas portas no bairro da Barra Funda, em uma área maior e com um mix de atrações mais completo, se tornando o primeiro parque de diversões de grande porte do Brasil.

Do dia da sua inauguração, até o seu fechamento em 29 de julho de 2012, o Parque contabilizou a visita de mais de 60 milhões de pessoas (o equivalente a 1/3 da população do Brasil nos dias de hoje). 😱

Tamanho sucesso motivava a vinda de excursões que partiam de várias regiões, de cidades vizinhas e outros estados, todos ansiosos para passar pelas catracas do Playcenter.

No início de sua história o mix de atrações era composto por atrações mais simples – mas grandiosas e modernas para a época, e com o passar dos anos atrações maiores e mais tecnológicas foram chegando, transformando o Playcenter em uma referência em diversão. Grandes sucessos como a “Monga”, a “Montanha Encantada”, a montanha-russa gigante “Colossus”, a famosa “Roda Panorâmica”, a clássica “Maria Fumaça”, as “Sombras Mágicas”, o “Castelo Mal Assombrado” e tantas outras, recebiam milhares de pessoas diariamente.

O Playcenter também foi palco de grandes eventos, shows e acontecimentos. Artistas de projeção nacional – e internacional,  passaram pelo Parque e levaram multidões para curtirem seus shows em meio aos brinquedos fantásticos do Playcenter. Quem foi criança nos anos 80 vai lembrar do famoso “Festival da Criança”, ou dos Shows com o Palhaço Bozo – que reuniam multidões.

Quem aí não se lembra das famosas “Noites do Terror”? Elas começaram em 1988 e se tornaram um grande sucesso, permanecendo no calendário fixo de eventos do Playcenter até o seu último ano de funcionamento. As Noites do Terror iniciaram como uma promoção específica e de curta duração, anos depois o evento ganhou proporções gigantescas, motivando investimentos milionários, campanhas de mídia e quase três meses de duração, em suas últimas edições as temporadas recebiam um público de meio milhão de pessoas. 🧛‍♀️

Como falar do Playcenter sem lembrar do clássico Passaporte da Alegria? Esse era o nome do ingresso que dava acesso ilimitado a todas as atrações do Parque, outra lembrança que permanece viva na memória de muitas pessoas é a imagem do “Carimbo do Playcenter”, usado para identificar os visitantes que haviam adquirido o Passaporte da Alegria – diz a lenda que muitas crianças depois da visita ao Parque começavam a lavar as mãos com o maior cuidado para conservar a tinta do carimbo e mostrar para todos na escola no dia seguinte.

Também não dá para lembrar do Playcenter sem citar suas memoráveis campanhas de publicidade, os comerciais de TV, os anúncios em jornais e revistas e os famosos outdoors – que naquela época eram permitidos na cidade, as campanhas do Playcenter se tornavam grandes sucessos, gerando expectativa e curiosidade no público, a “Música da Montanha Encantada”, por exemplo, é lembrava até os dias de hoje…

Quando nos referíamos ao Playcenter como um “ÍCONE”, é de fato o que o Parque representou em toda a sua trajetória. Nos dias de hoje, mesmo após 10 anos desde o seu fechamento, é muito comum as pessoas citarem suas histórias no Playcenter nos almoços em família e nos bate-papos com os amigos.

Mesmo fechado o Playcenter foi (e é) tema de matérias de TV, de jornais e revistas, foi citado por dezenas de artistas em entrevistas e podcasts e esteve por diversos momentos na lista de assuntos mais comentados da internet.

“O Play” como é conhecido por seus fãs também viralizou em diversos memes da Internet e até os dias de hoje mantém uma legião de fãs que sempre acompanham com muito carinho as matérias de TBT aqui do nosso blog.

Em 2016 a história do Playcenter virou tema de um livro chamado “Playcenter – O Lugar Onde Tudo Acontecia”, com dezenas de páginas repletas de fotos incríveis que contam em detalhes toda a trajetória do Parque que foi o mais amado do Brasil.

O motivo do fechamento

Não há quem não pergunte o motivo do fechamento do Playcenter, o que levou o ícone da diversão a encerrar suas atividades em 2012.

Inicialmente concebido em uma área industrial, sem muitos vizinhos, o Playcenter com o passar dos anos foi “engolido” pela cidade, que passou a não mais comportar um Parque daquele porte em área urbana. Todas as atrações – importadas de fabricantes do exterior e com custos altos de importação e manutenção, somados com a mudança no perfil da região, culminaram em uma necessidade de readequação da atuação do Playcenter.

Por aqui, nós seguimos com as Lembranças do Antigo Playcenter guardadas no coração ❤ e com a continuidade da nossa missão de levar diversão e muita alegria, mas agora através de outros formatos, como o grande sucesso dos Playland’s e o Playcenter Family. 🎠✨

Grupo Playcenter
O Grupo Playcenter está há mais de 40 anos inovando o significado de diversão. É responsável pelo Playcenter Family e diversas unidades do Playland espalhadas pelos principais shoppings do país, trazendo uma nova experiência para toda a família. Venha brincar em nossas atrações!

Posts relacionados

Túnel do tempo: onde surgiu o Parque de Diversões?

Os Parques de Diversões são ambientes alegres e divertidos, que encantam e despertam muitas emoções! Mas você sabe de onde surgiu esse modelo de entretenimento que ao longo dos anos conquistou tantos fãs?

LEIA MAIS

TBT: Monga – A Mulher Gorila do Playcenter

No início dos anos 70 o Grupo Playcenter inaugurou um Parque que ficou marcado na história da cidade de São Paulo e no coração de milhares de brasileiros, nascia naquela época o “Playcenter”,...

LEIA MAIS

Uma trajetória de sucesso no Play!

Na matéria de hoje nós vamos falar sobre a trajetória de uma colabora muito querida e que atualmente integra o time do Playland Osasco. Dona Sandra, como é conhecida por nós, tem uma...

LEIA MAIS

Deixe seu comentário

    Ir para o topo

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Clique em aceitar ou leia nossa

    política de privacidade.