Entenda como foi o início dos jogos simuladores de realidade virtual no Playland Jogos, diversão e diferentes mundos. Em nosso blog, confira como os simuladores de realidade virtual chegaram ao Playland

Escrito por
Entenda como foi o início dos jogos simuladores de realidade virtual no Playland

Com o avanço da tecnologia, entre o final dos anos 80 e início dos anos 90, o Playland apresentou o Virtuality. Um dos primeiros jogos simuladores interativos no país que permitia ao jogador vivenciar as mais incríveis experiências no mundo da realidade virtual, como se estivesse dentro do videogame. 

A ação acontecia por meio de um óculos especial em formato de viseira, no lugar de um monitor, assento com efeitos de vibração e controles para a interação do usuário. Assim, o Virtuality do Playland proporcionava aos visitantes, por meio de uma tecnologia de interface, a experiência de estar dentro dos jogos escolhidos.

Isso tudo era gerado por um computador, que podia simular desde uma corrida de carros até uma viagem espacial. Somados a efeitos visuais e sonoros que permitiam uma imersão ainda mais completa.  

Entenda como foi o início dos jogos simuladores de realidade virtual no Playland

Uma verdadeira viagem nos jogos simuladores

Nessa mesma época, grandes fabricantes de videogame lançavam no Japão, Estados Unidos, Europa e outras partes do mundo simuladores cada vez mais sofisticados e com movimentos de rotação do assento. Como no caso do After Burner, lançado pela SEGA e que chegou ao Brasil no Playland.

Entenda como foi o início dos jogos simuladores de realidade virtual no Playland

Nesse game, o jogador assumia, por meio de um joystick, o controle de um jato de combate F-14 Tomcat ao longo de dezoito fases. A intenção era derrotar os aviões inimigos em sincronia com as ações do jogo. Os sistemas hidráulicos proporcionavam o movimento do assento em paralelo ao movimento na tela, era demais!

Entenda como foi o início dos jogos simuladores de realidade virtual no Playland

Uma imersão completa para a diversão

Outro simulador que também teve seu destaque naquele período, fabricado pela Sega no Japão, lançado nos Estados Unidos e simultaneamente aqui no Brasil com exclusividade no Playland, foi o R-360. Um simulador de voo de última geração semelhante aos simuladores utilizados pelos pilotos de caça supersônicos. 

Essa atração foi revolucionária para sua época, principalmente devido sua cabine se mover livremente por meio de seus dois eixos acompanhando as ações do jogo. Como se o jogador estivesse a bordo de um verdadeiro caça, ficando completamente de cabeça para baixo.

Não fique com vontade e visite o Play

Se você leu e ficou curioso(a) para explorar essa atmosfera que os jogos simuladores proporcionam, não deixe de curtir as opções disponíveis nas unidades do Playland. Desde o tradicional Daytona, com seus carros em circuitos incríveis, até os mais modernos que te levam para a ação junto com o Anakin Skywalker em Star Wars.  

Então carregue o seu Playcard clicando no botão abaixo e aproveite para brincar muito em diversos jogos, mundos e realidades aqui no Playland: 

Entenda como foi o início dos jogos simuladores de realidade virtual no Playland

Compartilhe com a gente também em nossas redes sociais se você chegou a curtir algum desses clássicos ou se teve algum outro jogo que marcou sua geração. Até o próximo #TBT

Filipe Defacio
Marketeiro, social media e há mais de 25 anos entusiasta por parques de diversões, principalmente pela história do Grupo Playcenter.

Posts relacionados

Túnel do tempo: onde surgiu o Parque de Diversões?

Os Parques de Diversões são ambientes alegres e divertidos, que encantam e despertam muitas emoções! Mas você sabe de onde surgiu esse modelo de entretenimento que ao longo dos anos conquistou tantos fãs?

LEIA MAIS

Uma história chamada Playcenter

O ano era 1973 e naquela época a cidade de São Paulo era bem diferente da cidade que conhecemos nos dias de hoje. Era um dia qualquer, uma sexta-feira e os jornais mostravam...

LEIA MAIS

TBT: Monga – A Mulher Gorila do Playcenter

No início dos anos 70 o Grupo Playcenter inaugurou um Parque que ficou marcado na história da cidade de São Paulo e no coração de milhares de brasileiros, nascia naquela época o “Playcenter”,...

LEIA MAIS

Deixe seu comentário

    Ir para o topo

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Clique em aceitar ou leia nossa

    política de privacidade.