TBT: Monga – A Mulher Gorila do Playcenter

Escrito por

No início dos anos 70 o Grupo Playcenter inaugurou um Parque que ficou marcado na história da cidade de São Paulo e no coração de milhares de brasileiros, nascia naquela época o “Playcenter”, que tempos depois se tornaria o maior parque de diversões da América Latina.

O Playcenter encerrou suas atividades em 29 de julho de 2012 e desde então deixou muitas saudades.

Na matéria de hoje vamos fazer uma viagem no tempo e conhecer a história da atração “Monga”, um dos maiores sucessos do Playcenter na época.

Inaugurada inicialmente em 1977, a “Monga” oferecia aos visitantes uma experiência pra lá de incrível na época, a atração funcionava em um galpão ambientado com tema africano, concebido com uma cenografia caprichada e que deixava todos curiosos para saber o que acontecia lá dentro.

Dentro da atração as pessoas assistiam a uma incrível apresentação repleta de efeitos de iluminação e ilusionismo, onde uma bela mulher se transformava em uma terrível fera, um grande e assustador gorila. 😨

As crianças ficavam de boca aberta e os adultos apreensivos, em um determinado momento da apresentação o pior acontecia: o gorila escapava das grades e assustava o grande público, que deixava correndo o galpão da atração.

A Monga fez muito sucesso e ficou em operação por muitos anos, sendo desativada depois de uma longa temporada para dar lugar a outras atrações.

Em 2007, os fãs do Playcenter foram a loucura, já que o Parque anunciava na época o retorno de um grande sucesso “Direto da África para o Playcenter”. A nova versão da atração foi inaugurada em 10 de novembro de 2007 com o nome de “O Mistério da Monga”.

Desta vez, a atração ganhou um enredo mais encorpado, com direito a história, cenografia ainda mais caprichada e diversos toques de modernidade.

Em “O Mistério da Monga” a história era baseada em uma expedição à África, onde cientistas buscavam estudar uma espécie de monstro que assustava a todos da região – chamado “Monga” – esse terrível monstro era capaz de transmitir o seu DNA para humanos, transformando-os em monstros também.

Ainda de acordo com a história, durante a expedição os cientistas eram capturados por uma tribo primitiva para serem oferecidos como alimento ao monstro, mas, Julia – uma grande bióloga – havia conseguido escapar e durante a fuga descobre que foi infectada com o vírus do monstro.

Para tentar salvar sua filha, seu pai – um rico empresário – investiu milhões de dólares em uma pesquisa para desenvolver um antidoto capaz de recuperar a genética original de sua filha. Sem saber se  o experimento iria ou não funcionar o público era convidado a acompanhar a aplicação do “TRIX 50” no “Monga” para trazer Julia de volta. 😲

Será que o experimento funcionaria? Em um dos momentos mais aguardados da experiência, o monstro Monga se soltava das correntes, conseguia abrir a jaula e “atacava” o público, que deixava a atração às pressas correndo.

O Mistério da Monga foi desenvolvido, na época, pela empresa Indiana Mystery – também responsável por outro grande sucesso, o “Castelo dos Horrores”. A atração foi a primeira dos parques de diversões do Brasil a possuir um filme de “Pré-Show” criado especialmente para ela.

Você sabia!?

Durante a campanha de divulgação de O Mistério da Monga uma grande campanha publicitária foi desenvolvida, apresentando a novidade através de comerciais na TV e anúncios no cinema. Confira abaixo duas versões dos comerciais:

Ela ainda está presente!

Quem visita o Playcenter Family, pode reparar em uma das paredes do Parque, uma ilustração que faz alusão a esse clássico da história.

Você chegou a conhecer a Monga?

Conta pra gente como foi a sua experiência! 😉

Grupo Playcenter
O Grupo Playcenter está há mais de 40 anos inovando o significado de diversão. É responsável pelo Playcenter Family e diversas unidades do Playland espalhadas pelos principais shoppings do país, trazendo uma nova experiência para toda a família. Venha brincar em nossas atrações!

Posts relacionados

Túnel do tempo: onde surgiu o Parque de Diversões?

Os Parques de Diversões são ambientes alegres e divertidos, que encantam e despertam muitas emoções! Mas você sabe de onde surgiu esse modelo de entretenimento que ao longo dos anos conquistou tantos fãs?

LEIA MAIS

Uma história chamada Playcenter

O ano era 1973 e naquela época a cidade de São Paulo era bem diferente da cidade que conhecemos nos dias de hoje. Era um dia qualquer, uma sexta-feira e os jornais mostravam...

LEIA MAIS

Uma trajetória de sucesso no Play!

Na matéria de hoje nós vamos falar sobre a trajetória de uma colabora muito querida e que atualmente integra o time do Playland Osasco. Dona Sandra, como é conhecida por nós, tem uma...

LEIA MAIS

Deixe seu comentário

    Ir para o topo

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Clique em aceitar ou leia nossa

    política de privacidade.