5 brincadeiras antigas que as crianças fazem até hoje Se divertir e colecionar momentos especiais em família. Confira, em nosso blog, algumas brincadeiras antigas que nunca saíram de moda.

Escrito por
brincadeiras antigas

Se divertir com a família e amigos, dar boas risadas, mexer o corpo e aproveitar o tempo livre da melhor forma possível. Algumas brincadeiras antigas são tão legais que atravessam gerações e garantem momentos especiais até hoje.

Alguns aprendem elas na escola, enquanto outros crescem se divertindo com vizinhos, familiares e amigos. Mas uma coisa é certa: brincar é tudo de bom e nunca vai sair de moda.

E as brincadeiras antigas não são só divertidas não, viu? Elas ajudam, e muito, no desenvolvimento das crianças, ensinando princípios como colaboração, liderança, comunicação e competição.

Algo fundamental para as gerações atuais, que crescem cada vez mais conectadas e vidradas nas telas dos celulares e videogames.

Concorda? Então aperte o cinto e prepare-se para uma aventura diretamente do túnel do tempo com a nossa lista de brincadeiras antigas:

brincadeiras antigas

1 – Esconde-esconde

Essa é uma das brincadeiras antigas mais famosas e que, certamente, fez parte da sua infância. As regras são bem simples: uma pessoa fica de olhos fechados e conta até certo número. Enquanto isso, todos os outros se escondem. Se salva quem consegue voltar até o ponto de partida sem ser visto pelo pegador e gritar “1, 2, 3 [nome]”. 

Como brincar no Play: o que já era bom pode ficar ainda melhor. Que tal levar o esconde-esconde para o Playcenter Family ou Playland? Entre uma atração e outra, os pequenos podem se esconder em alguma área do parque, enquanto alguém sai procurando. Você pode ser o juiz, cuidando de todos e garantindo que ninguém esteja fora da área combinada.

brincadeiras antigas

2 – Telefone sem fio

Telefone sem fio é uma das opções mais engraçadas desta lista. Funciona assim: um dos participantes conta uma palavra ou frase no ouvido do próximo, que deve fazer o mesmo. O último da fila, então, fala em voz alta a mensagem que recebeu e os outros podem avaliar se ele entendeu certo.

Como brincar no Play: já pensou se a mensagem for o nome de uma atração dos parques? Assim, depois de adivinhar qual foi o brinquedo falado pelo primeiro participante, todos podem comemorar se divertindo nele. 

brincadeiras antigas

3 – Pedra, papel e tesoura

Para vencer essa brincadeira, que também é conhecida como “jokenpô”, é preciso contar com a sorte. Funciona assim: as crianças formam uma roda e escolhem entre uma das três formas: pedra (mão fechada), papel (mão aberta) e tesoura (dedos formando um V). Em seguida, geralmente depois de falar “jokenpô”, todos mostram as mãos para ver quem ganhou. Pedra vence tesoura, papel vence pedra e tesoura vence papel.

Como brincar no Play: Barca Pirata ou Auto Pista? Simulador ou Dragon? Com essa brincadeira, vai ser fácil escolher qual atração brincar primeiro. Uma grande ajuda para os indecisos de plantão!

brincadeiras antigas

4 – Passa anel

Mais uma opção muito divertida da nossa lista de brincadeiras antigas! Aqui, as crianças formam uma fila com as mãos em formato de concha, esticadas para frente. O participante que começar vai ter um anel ou outro objeto escondido e precisa ir passando de mão em mão. A criança que receber o item precisa manter segredo, pois na sequência alguém será escolhido para tentar adivinhar com quem está o objeto. Ganha quem acertar e, quem errar o palpite, sai da fila.

Como brincar no Play: que tal substituir o anel por um ticket? Além de tornar a brincadeira ainda mais divertida, quem acertar pode ficar com o prêmio para trocar por prêmios incríveis no parque.

brincadeiras antigas

5 – O mestre mandou

Por fim, mas não menos importante, temos uma brincadeira que é ótima para desenvolver liderança. A criança que for escolhida como o mestre vai dar ordens falando “o mestre mandou…” no início de cada uma. Os outros participantes precisam cumprir e, quem não fizer, paga uma prenda escolhida também pelo mestre.

Como brincar no Play: os participantes podem usar os espaços, atrações coletivas ou jogos dos parques como missões. Por exemplo: “o mestre mandou brincar na Barca Pirata sem gritar”. A prenda pode ser desde dar um ticket até pagar um mico. Vai ser muito divertido!

Com brincadeiras antigas ou não, a diversão está garantida!

E aí, gostou da nossa lista? Então junte a família e venha matar a saudade e brincar muito com as crianças no Playcenter Family e no Playland. Estamos esperando por vocês com várias atrações divertidíssimas.

O mestre mandou economizar, então aproveite e clique no botão abaixo para conferir nossas últimas ofertas do Playmania e brincar ainda mais por aqui!

Grupo Playcenter
O Grupo Playcenter está há mais de 40 anos inovando o significado de diversão. É responsável pelo Playcenter Family e diversas unidades do Playland espalhadas pelos principais shoppings do país, trazendo uma nova experiência para toda a família. Venha brincar em nossas atrações!

Posts relacionados

Spinning Coaster: curiosidades sobre a nova montanha-russa do Play

Quem aí gosta de montanha-russa? Esse tipo de atração reúne velocidade, subidas e descidas e proporciona aquele famoso friozinho na barriga. E falando em montanha-russa, os fãs desse tipo de atração acabaram de ganhar...

LEIA MAIS

Gratuidade para Crianças Autistas: conheça o Juntos no Play

Com a premissa de que a diversão é para todos, o Grupo Playcenter apresenta o projeto "Juntos no Play" - a iniciativa visa atender de forma gratuita crianças que se enquadram dentro do...

LEIA MAIS

Férias no Playcenter Family: é tempo de brincar!

O mês de janeiro chegou e com ele chega também à temporada mais divertida do ano: as férias escolares! Período muito aguardado pelas crianças, a temporada de férias significa diversão e alegria, além...

LEIA MAIS

Deixe seu comentário

    Ir para o topo

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Clique em aceitar ou leia nossa

    política de privacidade.