Casa Maluca: relembre essa atração diferente do Play Objetos de cabeça pra baixo, uma escada inclinada e coisas estranhas. Mate a saudade da Casa Maluca, atração pra lá de maluca do Play.

Escrito por
Casa Maluca: relembre essa atração diferente do Play

Quem se lembra de uma casa no meio do Playcenter? Mas não uma casa qualquer! Era uma em que a água corria para cima e a lareira tinha sua fogueira de cabeça para baixo, além de uma mesa de sinuca pra lá de doida… Essa era a Casa Maluca do Playcenter!

Uma atração totalmente diferente do que o público estava acostumado na época e que teve sua estreia em meados dos anos 1980, ali na famosa área 1, próximo da grande lona central.

 Casa Maluca: relembre essa atração diferente do Play

Chegando por lá

Ao chegar na Casa Maluca, os visitantes eram recepcionados por um anfitrião que passava as orientações para que todos pudessem desfrutar dos 15 minutos de apresentação e brincadeiras que aconteciam lá dentro.

Casa Maluca: relembre essa atração diferente do Play

Geralmente dois visitantes eram convidados a interagir com a Casa Maluca. Quem não se lembra da escada que para descer tinha que inclinar o corpo, ou então da bola de sinuca que nunca entrava num dos lados da mesa? E da cadeira que ficava no ar e, para que a pessoa não caísse, ela tinha que permanecer com os braços abertos segurando na parede? 

A Casa Maluca é cheia de curiosidades

Tudo muito estranho, né? Mas toda essa brincadeira era possível por conta de dois motivos. O primeiro era que o interior da Casa Maluca estava montada num ângulo de 15 graus de inclinação e seu ponto de equilíbrio tinha um ângulo de 90° negativos de declinação. 
Outro motivo é que  a ilusão de ótica criava uma realidade paralela na percepção dos visitantes. Sendo assim, o que parecia descer estava subindo, o lado mais baixo era sempre o lado mais alto e quem estava sentado na cadeira que parecia cair, na realidade, estava parcialmente deitado.

Casa Maluca: relembre essa atração diferente do Play

Da ficção para a vida real

Algo muito semelhante acontece na famosa Ladeira do Amendoim, em São Thomé das Letras, Minas Gerais. Para quem já teve a oportunidade de conhecer, lá os carros desligados e colocados em ponto morto parecem subir sozinhos para a parte mais alta da estrada. 

Mas tudo isso não passa da ilusão de ótica, porque as casas ali foram construídas todas com um prumo inclinado, causando assim essa falsa impressão.

Aproveitando que estamos matando a saudade das atrações do Play, confira outros materiais exclusivos sobre brinquedos marcantes do antigo Playcenter aqui em nosso blog! 

Casa Maluca: relembre essa atração diferente do Play

Se você já vivenciou alguma história na Casa Maluca do Play, compartilhe com a gente em nossas redes sociais e até o próximo #TBT do Play!

Filipe Defacio
Marketeiro, social media e há mais de 25 anos entusiasta por parques de diversões, principalmente pela história do Grupo Playcenter.

Posts relacionados

Conheça a história da maior atração do Playcenter, a Orca Show

Relembre a Orca Show do Playcenter em um material exclusivo em nosso blog:

LEIA MAIS

Montanha-russa Super Jet: relembre os brinquedos marcantes do Playcenter

A montanha-russa Super Jet marcou gerações e deixou muitas saudades. Relembre um dos brinquedos do Playcenter que fez muito sucesso.

LEIA MAIS

Playland: saiba como essa onda de parques de diversão começou

Para quem tem saudade do antigo Playcenter, ainda pode curtir muito nos parques de diversão Playland com toda a família.

LEIA MAIS

Deixe seu comentário

    Ir para o topo

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Clique em aceitar ou leia nossa

    política de privacidade.