Nesses 50 anos de história do grupo, o Playcenter promoveu atrações que mexeram com São Paulo e fizeram a alegria de muitas pessoas. Mas, em meados dos anos 80, o Grupo Playcenter ousou e conseguiu colocar dentro da capital da cidade um show de baleias orcas, o Orca Show. Na época, a ideia era mantê-lo num mesmo nível de qualidade e cuidado ambiental comparado aos parques internacionais.
Quando tudo começou
Para ser mais exato, foi no ano de 1984 que tudo começou, o Playcenter iniciou as tratativas para trazer de um zoológico marinho da Islândia um casal de baleias Orcas, que por aqui ficaram conhecidos como Nandu (macho) e Samoa (fêmea).
O transporte dos dois até São Paulo foi realizado de avião cargueiro e mobilizou uma grande equipe. Todo o interior da aeronave foi preparado com uma piscina especial, com a água numa temperatura máxima de 17º graus e teve também o acompanhamento de veterinários. A chegada das baleias causou grande alvoroço da imprensa ao pousarem, na época, no Aeroporto de Viracopos.
As baleias orcas, Nandu e a Samoa, ficaram em treinamento por quase um ano para o Orca Show. E neste período, foi preparada a infraestrutura para eles obedecendo rigorosamente especificações de construção, licenças ambientais e tratamento de água.
Uma baita estrutura para o Orca Show
Toda essa estrutura se compunha de três piscinas: uma com capacidade de 1,5 milhão de litros de água, uma de apoio com 300 mil litros de água e outra com 200 mil litros de água. No total, eram 2 milhões de litros de água salinizadaartificialmente, ligada a um complexo de motores e bombas funcionando 24 horas por dia, com capacidade de filtragem a intervalos regulares de três horas.
Um cenário multicolorido foi preparado imitando um porto antigo, junto a uma arquibancada com capacidade para até 5 mil pessoas. Sua estreia ao público foi em junho de 1985, marcando o início da programação de férias daquele ano.
O Orca Show rapidamente se tornou um sucesso, com pessoas vindo de diversas cidades do interior e até mesmo de outros estados apenas para conhecer essas figuras encantadoras. Os mamíferos gigantes, chegavam a oito metros de comprimento e um peso de nove toneladas.
A dupla de sucesso
Todas as suas peripécias junto aos treinadores encantavam o público que assistiam a seus saltos, piruetas, mergulhos e demais acrobacias que jogavam água para todo lado.
Infelizmente, Nandu veio a falecer e para que Samoa não sentisse a falta do companheiro, no mês de fevereiro de 1989 ela se despediu do Orca Show seguindo para a unidade do Sea World, em Ohio, nos EUA.
Assim como outras atrações, o Orca Show deixou saudades nos corações de muitos visitantes. Mas relembrar as histórias, nos faz sentir a nostalgia que é estar no Playcenter novamente. Aqui no Blog do Play, tem curiosidades e lembranças de montão do querido parque de diversões.
Quer saber mais? Acesse mais conteúdos clicando no botão abaixo:
Os Parques de Diversões são ambientes alegres e divertidos, que encantam e despertam muitas emoções! Mas você sabe de onde surgiu esse modelo de entretenimento que ao longo dos anos conquistou tantos fãs?
O ano era 1973 e naquela época a cidade de São Paulo era bem diferente da cidade que conhecemos nos dias de hoje. Era um dia qualquer, uma sexta-feira e os jornais mostravam...
No início dos anos 70 o Grupo Playcenter inaugurou um Parque que ficou marcado na história da cidade de São Paulo e no coração de milhares de brasileiros, nascia naquela época o “Playcenter”,...
Faça seu cadastro preenchendo o formulário ao lado e receba nossas newsletters com novidades do Playcenter Family e Playland, além de ofertas exclusivas do Playmania.
Não perca nenhuma aventura
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Clique em aceitar ou leia nossa
Deixe seu comentário