TBT: Maria Fumaça, um passeio nostálgico pelo Parque

Escrito por

Todos a bordo! O nosso #tbt da semana já está partindo e vamos a bordo da famosa Maria Fumaça, do antigo Playcenter, e o maquinista com seu apito já nos avisa que o passeio vai começar!

Uma das atrações que mais encantou adultos e crianças e que esteve no Playcenter desde a sua inauguração e ficando em operação até meados do ano de 2005, quando o parque passou por uma reestruturação em suas atrações, foi o trenzinho Maria Fumaça.

Sua origem é americana e ela foi produzida pela Chance Rides no início da década de 70 e mesmo estando numa escala menor que uma locomotiva a vapor tradicional e com funcionamento a partir de um motor a combustão, ela seguia fielmente os detalhes representando um modelo real do século XX.

O parque possuía duas composições, sendo que cada uma poderia levar de uma só vez até 70 passageiros e era formada pela locomotiva e mais cinco vagões.

Geralmente cada conjunto se revezava, mas em dias de grande movimento, ambas funcionavam simultaneamente e de forma que enquanto uma estivesse passando próximo da atração Teleférico, a outra já estava partindo da estação quando esta era junto a lanchonete Maria Fumaça, pois em algumas ocasiões, o passeio tinha o seu embarque/desembarque em sua estação alternativa próxima da Montanha Encantada.

E lá ia ela, a Maria Fumaça, cortando o parque num passeio de um quilômetro em volta de toda a famosa “Área 1”, região onde o parque começou e que durava em torno de 5 minutos passando por cenários, túneis embaixo da antiga área de jogos e acompanhando lado a lado da Montanha Encantada, passando pela Área Infantil e por trás de atrações como a Roda Gigante, o La Bamba, Teleférico e o Super Jet.

Um passeio para toda a família entre uma atração ou outra, ou até mesmo aquele momento mais tranquilo após o lanche e que também se tornava um passeio romântico ao lado de quem se ama para os casais apaixonados.

E vale lembrar que a Maria Fumaça também recebeu diversas celebridades que faziam questão de dar uma volta nela, como a atriz Jéssica Lange na época em que visitou o parque para promover o filme do King Kong.

 Chegou a conhecer a Maria Fumaça? Tem alguma foto nela? Compartilhe com a gente! A Maria Fumaça e o antigo Playcenter marcaram gerações e deixaram muitas saudades! 😉

Filipe Defacio
Marketeiro, social media e há mais de 25 anos entusiasta por parques de diversões, principalmente pela história do Grupo Playcenter.

Posts relacionados

Túnel do tempo: onde surgiu o Parque de Diversões?

Os Parques de Diversões são ambientes alegres e divertidos, que encantam e despertam muitas emoções! Mas você sabe de onde surgiu esse modelo de entretenimento que ao longo dos anos conquistou tantos fãs?

LEIA MAIS

Uma história chamada Playcenter

O ano era 1973 e naquela época a cidade de São Paulo era bem diferente da cidade que conhecemos nos dias de hoje. Era um dia qualquer, uma sexta-feira e os jornais mostravam...

LEIA MAIS

TBT: Monga – A Mulher Gorila do Playcenter

No início dos anos 70 o Grupo Playcenter inaugurou um Parque que ficou marcado na história da cidade de São Paulo e no coração de milhares de brasileiros, nascia naquela época o “Playcenter”,...

LEIA MAIS

Deixe seu comentário

    Ir para o topo

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Clique em aceitar ou leia nossa

    política de privacidade.