TBT: Maria Fumaça, um passeio nostálgico pelo Parque

Escrito por

Todos a bordo! O nosso #tbt da semana já está partindo e vamos a bordo da famosa Maria Fumaça, do antigo Playcenter, e o maquinista com seu apito já nos avisa que o passeio vai começar!

Uma das atrações que mais encantou adultos e crianças e que esteve no Playcenter desde a sua inauguração e ficando em operação até meados do ano de 2005, quando o parque passou por uma reestruturação em suas atrações, foi o trenzinho Maria Fumaça.

Sua origem é americana e ela foi produzida pela Chance Rides no início da década de 70 e mesmo estando numa escala menor que uma locomotiva a vapor tradicional e com funcionamento a partir de um motor a combustão, ela seguia fielmente os detalhes representando um modelo real do século XX.

O parque possuía duas composições, sendo que cada uma poderia levar de uma só vez até 70 passageiros e era formada pela locomotiva e mais cinco vagões.

Geralmente cada conjunto se revezava, mas em dias de grande movimento, ambas funcionavam simultaneamente e de forma que enquanto uma estivesse passando próximo da atração Teleférico, a outra já estava partindo da estação quando esta era junto a lanchonete Maria Fumaça, pois em algumas ocasiões, o passeio tinha o seu embarque/desembarque em sua estação alternativa próxima da Montanha Encantada.

E lá ia ela, a Maria Fumaça, cortando o parque num passeio de um quilômetro em volta de toda a famosa “Área 1”, região onde o parque começou e que durava em torno de 5 minutos passando por cenários, túneis embaixo da antiga área de jogos e acompanhando lado a lado da Montanha Encantada, passando pela Área Infantil e por trás de atrações como a Roda Gigante, o La Bamba, Teleférico e o Super Jet.

Um passeio para toda a família entre uma atração ou outra, ou até mesmo aquele momento mais tranquilo após o lanche e que também se tornava um passeio romântico ao lado de quem se ama para os casais apaixonados.

E vale lembrar que a Maria Fumaça também recebeu diversas celebridades que faziam questão de dar uma volta nela, como a atriz Jéssica Lange na época em que visitou o parque para promover o filme do King Kong.

 Chegou a conhecer a Maria Fumaça? Tem alguma foto nela? Compartilhe com a gente! A Maria Fumaça e o antigo Playcenter marcaram gerações e deixaram muitas saudades! 😉

Filipe Defacio
Marketeiro, social media e há mais de 25 anos entusiasta por parques de diversões, principalmente pela história do Grupo Playcenter.

Posts relacionados

Uma trajetória de sucesso no Play!

Na matéria de hoje nós vamos falar sobre a trajetória de uma colabora muito querida e que atualmente integra o time do Playland Osasco. Dona Sandra, como é conhecida por nós, tem uma...

LEIA MAIS

TBT: Gigantona, a roda-gigante recordista do Playcenter

O Grupo Playcenter ao longo de seus 50 anos tem proporcionado as melhores emoções tanto para as crianças quanto para os adultos e, com a missão de sempre surpreender, para o aniversário de...

LEIA MAIS

TBT: De onde surgiu a montanha-russa?

E aí pessoal, tudo bem? Por aqui em nossos #tbt’s sempre estamos falando das montanhas-russas dos Playlands, Playcenter Family e aquelas que fizeram parte da história do Grupo Playcenter, mas você sabe a...

LEIA MAIS

Deixe seu comentário

    Ir para o topo

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Clique em aceitar ou leia nossa

    política de privacidade.