TBT: Gigantona, a roda-gigante recordista do Playcenter

Escrito por

O Grupo Playcenter ao longo de seus 50 anos tem proporcionado as melhores emoções tanto para as crianças quanto para os adultos e, com a missão de sempre surpreender, para o aniversário de 20 anos do antigo Playcenter na Barra Funda, trouxe a roda-gigante Gigantona e que na época foi a maior da América Latina e claro que não poderia ficar de fora de nosso #Tbt

.Então vem com a gente nesse passeio conhecer um pouco mais sobre sua história e curiosidades.

Foi lá pelos idos de 1993 que o parque ousou e para comemorar seu aniversário trouxe mais uma roda-gigante, desta vez um equipamento de origem holandês e projeto alemão, sendo maior que a Roda Panorâmica que já estava por lá desde 1977.

O novo equipamento foi instalado bem ao lado da Marginal Tietê e possuía seus mais de 40 metros de altura, 28 gôndolas para até 6 visitantes em cada uma e em torno de 12 mil lâmpadas, demais né? Tudo nela impressionava, a sua base ficava em cima de 9 containers de 12m² cada um e o passeio de duas voltas por minuto.

Outro fato interessante é que naquela época a entrada do parque ficava bem de frente para a Marginal Tietê, e ela acabou ficando bem ao lado e assim, logo se tornou um cartão de visitas e ainda mais, um ponto de referência de São Paulo já que podia ser vista de diversos locais e de seu interior também era possível avistar pontos turísticos da cidade, como por exemplo o famoso prédio do Banespa ou ainda, o Estádio do Pacaembu.

Já o seu nome “Gigantona”, ele veio a partir de um concurso criado entre os colaboradores do parque na época, causando o maior auê antes mesmo da roda chegar, foram mais de 160 sugestões de nomes enviados por cerca de 40 colaboradores e o nome vencedor foi o de “Gigantinha”, inspirado num estádio de futebol de Belo Horizonte, o “Gigantinho” e assim sendo, foi o ponto de partida para que a equipe de publicidade na época pudesse trabalhar em cima desta ideia e chegar no nome de “Gigantona”.

Outro ponto que não podemos nos esquecer, com números tão impressionantes, ela chegou a fazer parte do “Guinnes Book”, o livro dos recordes, como a maior roda-gigante do Brasil durante algumas edições.

E no ano de 1997 ela saiu do parque para que pudesse dar lugar a montanha-russa Boomerang e assim sendo instalada no parque temático Great Adventure que estava sendo construído em Vinhedo, no interior de São Paulo e atual Hopi Hari.

Você sabia? Em 2007 o Playcenter reformou o layout das suas lanchonetes da Praça de Alimentação e área de Pizzas recebeu o nome de “Gigantona”, em alusão ao formato gigante da pizza, com mais de 40cm de diâmetro – uma das maiores de São Paulo na época.

Ficou com vontade de curtir uma roda-gigante? Tem notícia boa! Em breve o Grupo Playcenter vai novamente nos surpreender e irá inaugurar a sua mais nova atração, desta vez com 88 metros de altura na Estância Turística de Olímpia, no interior de São Paulo e nos vemos lá!

Filipe Defacio
Marketeiro, social media e há mais de 25 anos entusiasta por parques de diversões, principalmente pela história do Grupo Playcenter.

Posts relacionados

TBT: De onde surgiu a montanha-russa?

E aí pessoal, tudo bem? Por aqui em nossos #tbt’s sempre estamos falando das montanhas-russas dos Playlands, Playcenter Family e aquelas que fizeram parte da história do Grupo Playcenter, mas você sabe a...

LEIA MAIS

TBT do Play: Noites do Terror – A Noite Maldita

O Playcenter foi o parque de diversões mais amado do Brasil e fez um enorme sucesso entre 1973 e 2012 na cidade de São Paulo, durante sua trajetória o Parque apresentou inúmeros eventos...

LEIA MAIS

TBT: Playcard, o cartão da diversão!

Vamos para mais um #tbt cheio de nostalgia e também curiosidades? Hoje em dia é muito comum cada visitante ter o seu Playcard para se divertir no Playcenter Family ou nos Playlands e...

LEIA MAIS

Deixe seu comentário

    Ir para o topo

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Clique em aceitar ou leia nossa

    política de privacidade.