TBT: De onde surgiu a montanha-russa?

Escrito por

E aí pessoal, tudo bem? Por aqui em nossos #tbt’s sempre estamos falando das montanhas-russas dos Playlands, Playcenter Family e aquelas que fizeram parte da história do Grupo Playcenter, mas você sabe a história deste tipo de atração dos parques de diversões e que proporciona emoção há várias gerações?

Pois imagina, um carrinho de metal rolando sobre trilhos que sobe, desce, vira pra lá, vira pra cá, e tudo tão rápido que mal dá tempo de pensar o que estou fazendo aqui”. Mas que no final do passeio todos adoram… e repetem essa experiência diversas e diversas vezes.

Mas não é em todo lugar que ela tem esse nome, e com os mais diferentes modelos por todo o mundo, nos Estados Unidos a montanha-russa é conhecida como Roller Coaster. Já na Alemanha como Achter Bahn e, na Rússia propriamente dita, ficou conhecida como Amerikanske Gorki, que em tradução livre seria escorregador americano.

Voltando a sua história, há mais de 400 anos que o homem inventou de descer montanha abaixo a bordo de pequenos trenós, seja na neve ou no gelo em estruturas rudimentares que alcançavam até 14 metros de altura e três séculos depois os franceses aprimoraram a ideia e adicionaram rodas aos trenós e levaram este conceito de montanha-russa à Paris, mas este conceito ainda não possuía trilhos como as atuais.

Mas foram os norte-americanos que transformaram a diversão em negócio e por volta de 1884 por iniciativa de Marcus Thompson aproveitando um trecho de uma estrada de ferro, montou a “Switchback” em Coney Island, no Brooklyn, Nova York. Thompson realizava com sua montanha-russa uma viagem panorâmica pela a praia, os passageiros acomodavam-se em seus bancos e desfrutavam de um lindo cenário a uma altura de 18 metros com uma velocidade média de 10 Km/h. E o seu sucesso foi tão estrondoso, que começou a render U$600 por dia na cotação da época, e tudo isso em moedas de 5 centavos.


Thompson abriu as portas para um lucrativo negócio, sendo que atualmente os Estados Unidos é o país que mais possui este tipo de atração, aqui no Brasil não são muitas, no início do século passado diversas montanhas-russas de madeira foram montadas em exposições e eventos, mas infelizmente nenhuma delas resistiu ao tempo para contar a sua história nos dias atuais.

E o Grupo Playcenter, ao longo dos 50 anos de sua história, pôde proporcionar diversão e adrenalina com os mais diversos modelos dos principais fabricantes, desde a Ciclone, a primeira montanha-russa do grupo e que com os seus 20 metros de altura se transformou num enorme sucesso e chegando a operar na sua inauguração por mais de 24 horas, aí depois veio a clássica italiana Super Jet que marcou gerações no parque da Barra Funda, a incrível Boomerang de origem holandesa que era no estilo vai-e-volta, sem nos esquecermos da alemã Colossus com seu duplo looping.

Uma das montanhas-russas que fizeram grande sucesso no antigo Playcenter foi a Looping Star, que tal relembrar esse sucesso e dar uma volta com a gente? Aperta o Play no vídeo abaixo e aproveite!

Os fãs de emoção podem sem divertir nas montanhas-russas Dragon tanto no Playcenter Family, quanto nos parques do Playland (em Salvador – BH e Osasco – SP) e o mais legal é que nela a família inteira pode brincar junto, passando esta paixão por montanhas-russas de geração em geração. 😁

Filipe Defacio
Marketeiro, social media e há mais de 25 anos entusiasta por parques de diversões, principalmente pela história do Grupo Playcenter.

Posts relacionados

Túnel do tempo: onde surgiu o Parque de Diversões?

Os Parques de Diversões são ambientes alegres e divertidos, que encantam e despertam muitas emoções! Mas você sabe de onde surgiu esse modelo de entretenimento que ao longo dos anos conquistou tantos fãs?

LEIA MAIS

Uma história chamada Playcenter

O ano era 1973 e naquela época a cidade de São Paulo era bem diferente da cidade que conhecemos nos dias de hoje. Era um dia qualquer, uma sexta-feira e os jornais mostravam...

LEIA MAIS

TBT: Monga – A Mulher Gorila do Playcenter

No início dos anos 70 o Grupo Playcenter inaugurou um Parque que ficou marcado na história da cidade de São Paulo e no coração de milhares de brasileiros, nascia naquela época o “Playcenter”,...

LEIA MAIS

Deixe seu comentário

    Ir para o topo

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Clique em aceitar ou leia nossa

    política de privacidade.