TBT: Colossus, o duplo looping do Playcenter No post de hoje nós vamos relembrar uma das maiores atrações que passaram pelo antigo Playcenter, vamos falar da Colossus, uma mega montanha-russa de Looping Duplo

Escrito por

Foram vários os tipos e modelos de montanhas-russas que passaram pelo Playcenter, famoso parque de diversões que operou na cidade de São Paulo entre 1973 e 2012, mas uma delas que marcou a história do parque e de toda uma geração anos 80 que o frequentou e que não podemos deixar de fora em nosso #tbt, é a Colossus.

Sua história é bastante interessante, pois antes dela chegar ao Playcenter como Colossus, num trabalho estratégico de marketing, ela já havia passado uma curta-temporada no parque em São Paulo, entre julho de 1981 e novembro de 1982, e sendo montada com apenas um “looping” na época e batizada como Looping Star. Na ocasião, ao sair de São Paulo ela foi montada na Unidade Móvel que o parque mantinha na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro e por poucos meses aproveitando o verão carioca. Mas toda esta história, deixamos para um próximo #tbt, combinado?

Voltando ao Colossus, aberta ao público em junho de 1983, ela foi uma montanha-russa de origem alemã fabricada pela a conceituada empresa Schwarzkopf e que o seu destaque ficava por conta de seu duplo looping de 360° com 14 metros de diâmetro, incrível para a época.

E para que ela pudesse atender até 1.700 visitantes por hora, possuía três comboios com capacidade para até 28 visitantes cada e que deslizavam ao longo de um percurso com 630 metros de extensão, alcançando em seu ponto mais alto uma altura de quase 30 metros e com uma velocidade máxima em sua primeira queda de até 80 km/h. Ufa! Demais, hein…

Foram dois anos de muito sucesso e destaques tanto na imprensa quanto na mídia, sendo cenários em clipes musicais, comerciais e programas de televisão, mas para a tristeza do público daquela época, em 1985, por meio de uma campanha publicitária na televisão, em que um ator, caracterizado como Ronald Reagan (presidente dos EUA naquela ocasião), informava ao público que o Colossus estava indo embora do Playcenter e com destino aos Estados Unidos e foi algo tão ousado para a época que, por este anúncio publicitário, o parque recebeu o prêmio Top de Marketing da ADVB (Associação dos Dirigentes de Venda do Brasil), entregue em março de 1986.

E realmente ela foi para os Estados Unidos, onde por lá ficou conhecida como Laser e funcionando até o ano de 2008 no Dorney Park, na Pensilvânia e atualmente, ainda em operação, ela faz parte do circuito Europeu de feiras itinerantes e conhecida como Test-Strecke, em alusão a sua temática de corrida de carros.

O que achou da Colossus, incrível esta montanha-russa, né? Conta pra gente em nossas redes sociais se você chegou a andar nela ou conhece alguém que tenha ido e como foi a experiência na época.

Filipe Defacio
Marketeiro, social media e há mais de 25 anos entusiasta por parques de diversões, principalmente pela história do Grupo Playcenter.

Posts relacionados

Túnel do tempo: onde surgiu o Parque de Diversões?

Os Parques de Diversões são ambientes alegres e divertidos, que encantam e despertam muitas emoções! Mas você sabe de onde surgiu esse modelo de entretenimento que ao longo dos anos conquistou tantos fãs?

LEIA MAIS

Uma história chamada Playcenter

O ano era 1973 e naquela época a cidade de São Paulo era bem diferente da cidade que conhecemos nos dias de hoje. Era um dia qualquer, uma sexta-feira e os jornais mostravam...

LEIA MAIS

TBT: Monga – A Mulher Gorila do Playcenter

No início dos anos 70 o Grupo Playcenter inaugurou um Parque que ficou marcado na história da cidade de São Paulo e no coração de milhares de brasileiros, nascia naquela época o “Playcenter”,...

LEIA MAIS

Deixe seu comentário

    Ir para o topo

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Clique em aceitar ou leia nossa

    política de privacidade.