TBT: A nostalgia do mês das crianças no Playcenter O mês das crianças já passou, mas nosso TBT de hoje chega com um pouquinho desse clima

Escrito por

Nada mais nostálgico do que relembrar os momentos da nossa infância, não é mesmo? E para quem aproveitou os anos 70 e também os anos 80 vai se lembrar dos famosos Festivais da Criança que eram realizados no Playcenter, época em que ainda não tínhamos internet e nem redes sociais, e assim, era a oportunidade para as crianças e também os adultos, curtirem os shows infantis com os sucessos do momento, exposições com as novidades do mercado, atividades especiais e também a chance de conhecer em primeira mão as novas atrações que o Playcenter costumava inaugurar neste período.

A primeira edição do Festival da Criança foi realizada de 01 a 24 de outubro de 1976 e na ocasião, a Polícia Civil de São Paulo ofereceu às crianças presentes a oportunidade de receber seu primeiro número definitivo de RG (registro geral) através de um documento especialmente criado para o evento e ainda durante o festival, brindes e presentes foram distribuídos através de tickets entregues em cada compra feita no Parque, já era o início da Ticketmania, (demais né?) e você poderia trocar esses tickets por doces, refrigerantes, chicletes, brinquedos, etc.

E o festival contou, ainda, com diversas atrações, como bandas de música, show de cavalaria, desfile de personagens, show de mágica, venda de brinquedos e artesanato, jogos e brincadeiras no Parque e assim, logo se tornou um grande sucesso entre o público que visitava o Playcenter.

Já no ano seguinte, na 2ª edição do Festival da Criança, além de toda a programação especial foi inaugurada uma nova atração: o Teleférico e também o início do famoso Passaporte da Alegria, ingresso único de entrada ao Playcenter que, ao ser adquirido, dava ao visitante o direito de brincar nos equipamentos do Parque quantas vezes quisesse e a partir da li sendo vendido todos os dias de abertura do parque, novidade para a época e que se tornou grande sucesso e referência no segmento de entretenimento.

Link para o vídeo: https://youtu.be/AbkpIeFJ44g

E não parou por aí, a cada nova edição se tornou costume as crianças irem até o parque para a emissão de carteiras de identidade e junto a isso, novas atividades eram oferecidas, como por exemplo noções de trânsito para o público infantil.

Para a edição do ano de 1978 tivemos a inauguração das Cúpulas Geodésicas, duas gigantescas bolas feitas de metal, uma colocada no ponto de entrada e saída do Teleférico e a outra no Cine 2000 (Cinema 180º), atração em que o espectador tinha a sensação de estar participando do filme, local que anos depois, com a evolução da tecnologia, se tornou o simulador Magic Motion.

Mas foi em outubro de 1982 que a edição do evento marcou a infância de muitos até hoje, tanto de quem estava no parque, quanto quem estivesse em casa, pois durante o mês comemorou-se no Playcenter o aniversário do famoso palhaço Bozo, com transmissão ao vivo do programa pela a emissora de televisão SBT para todo o Brasil e com extensa programação mostrando diretamente do parque as atrações, shows com diversos artistas e apresentadores e o lançamento na época em conjunto com o Playcenter de um disco desse mesmo personagem, e o sucesso dessa iniciativa provocou lotação no Parque durante o Dia da Criança, já que a compra do disco dava direito a um ingresso. Incrível, hein!

Link para o vídeo: https://youtu.be/tZ7RK6ymIdQ

Conta aí pra gente? Quais as suas lembranças do Dia das Crianças no Playcenter? Você chegou a estar presente no Festival da Criança ou ainda, no Show do Palhaço Bozo?

Filipe Defacio
Marketeiro, social media e há mais de 25 anos entusiasta por parques de diversões, principalmente pela história do Grupo Playcenter.

Posts relacionados

Túnel do tempo: onde surgiu o Parque de Diversões?

Os Parques de Diversões são ambientes alegres e divertidos, que encantam e despertam muitas emoções! Mas você sabe de onde surgiu esse modelo de entretenimento que ao longo dos anos conquistou tantos fãs?

LEIA MAIS

Uma história chamada Playcenter

O ano era 1973 e naquela época a cidade de São Paulo era bem diferente da cidade que conhecemos nos dias de hoje. Era um dia qualquer, uma sexta-feira e os jornais mostravam...

LEIA MAIS

TBT: Monga – A Mulher Gorila do Playcenter

No início dos anos 70 o Grupo Playcenter inaugurou um Parque que ficou marcado na história da cidade de São Paulo e no coração de milhares de brasileiros, nascia naquela época o “Playcenter”,...

LEIA MAIS

Deixe seu comentário

    Ir para o topo

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Clique em aceitar ou leia nossa

    política de privacidade.