10 de setembro de 2010

A partir desse mês a seção "Nossas Atrações" está de cara nova e a partir de agora iremos apresentar em cada mês os procedimentos que envolvem a operação de uma determinada atração do Playcenter. E para começar, a escolhida é uma das atrações de enorme sucesso do parque, a Boomerang.

De origem holandesa pela a Vekoma, fabricada no ano de 1997 e lançada em 1º de Janeiro de 1998 no Playcenter, a Boomerang se tornou um cartão postal do parque, já que está localizada a beira da Marginal do Tietê e serve como ponto de referência para os paulistanos. Além dos seus 38m de altura ela também faz todo o percurso de ré, com isso, as 3 inversões (loopings e espirais) do percurso são multiplicados por 2 (frente e ré).




Agora você deve estar se perguntando; "Como será que é a operação da Boomerang?"

Para a operação são necessários 5 atendentes, onde cada um durante o dia irá exercer uma determinada função pelo o período de uma hora até o final da operação. Essas funções são determinadas de acordo com a habilitação que cada atendente tiver.

Antes do inicio da operação, os atendentes fazem os primeiros procedimentos operacionais e de segurança, que são:

- Checklist: Que é o ato de checar uma relação de itens de um formulário no qual constam todos os pontos que devem ser checados pela a atendente no momento de liberação, para assegurar que a atração está em condições de operar naquele dia.

Nesse momento é checado desde as grades do Queu-Line (grades de fila), Placa Informativa, assoalho e iluminação da estação, travas de segurança, portões de embarque e saída.

- Limpeza da atração, onde verificam e também fazem a higienização e conservação da plataforma de embarque, filas e dos assentos;

A liberação da atração só pode ser efetuada pela a Equipe de Atendentes após ser feita a aprovação da manutenção que ocorre logo pela a manhã, onde diversos testes são realizados nela.



Estando tudo ok, chega o momento da operação que é iniciada com a mensagem de boas vindas dada pelo atendente:

“Bom Dia, sejam todos bem vindos ao Playcenter, em especial ao Boomerang, a partir deste momento daremos início as nossas atividades e pedimos a atenção de todos para que sejam ditas as normas e restrições de uso deste equipamento..."

Após essa mensagem são ditas as restrições de uso e também os procedimentos de segurança, localizados também na placa da atração no inicio da fila.



Já na catraca o visitante encontra o primeiro atendente : "Atendente de Catraca", o seu atendimento é um dos mais importantes, pois é o primeiro contato do visitante com o equipamento. Ele garante que as informações e restrições da placa indicativa serão cumpridas na íntegra visando à segurança dos visitantes.

Após a catraca a recepção fica por conta do "Atendente de Embarque". A sua função é garantir a organização e a entrada dos visitantes na plataforma para cada operação e após a entrada dos visitantes no trem, ele confere se as travas estão abaixadas corretamente. Durante a operação esse atendente é responsável em não deixar que os visitantes subam ou sentem nas grades, portões, guarde lugar ou fure fila.



Agora entra em ação o "Atendente de Comando", ele é o responsável por todo o equipamento durante a sua hora de comando, além de fazer a operação da atração, que mesmo sendo totalmente automática, o atendente de comando fica responsável pela a abertura e fechamento dos portões da plataforma, abertura e fechamento das travas, além de acionar o botão de emergência em alguma eventualidade que possa colocar a operação em risco. Esse atendente também tem a responsabilidade de ler e passar as informações de restrições de forma clara e objetiva a cada partida e chegada dos visitantes na plataforma e também de passar as informações em caso de parada técnica.



Ao terminar o ciclo o "Atendente de Desembarque" auxilia na saída dos visitantes e encaminha aqueles que não estiverem se sentindo bem ao ambulatório. Outra função desse atendente é observar todo o ciclo operacional e verificar se há alguém de forma irregular ou desesperado.

Bom, depois de um dia inteiro de operação, a Boomerang, e os atendentes, merecem descansar.
Neste momento é feito o encerramento da fila e o atendente de comando, de forma carinhosa, agradece aos visitantes a estadia na atração:

"Muito obrigado pela presença, tenham todos uma boa noite, um bom retorno aos seus lares e até a próxima, ao retornarem ao Playcenter, não esqueçam da equipe nota 10 do Boomerang. Obrigado e até mais".

E lembramos a todos que, por medida de segurança, para a utilização da Boomerang são impostas algumas restrições como: altura mínima que deve ser de 1,25m para pessoas acompanhadas de adulto ou responsável e acima de 1,40m uso livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário