6 de agosto de 2010

Vamos acompanhar toda a origem e evolução das Noites do Terror, evento esse que, além de se tornar oficial no calendário do Playcenter, também é aguardado durante meses pelo o público e serve de referência para eventos do gênero em outros parques de diversões e temáticos do mundo.

O evento teve início no ano de 1988, mais precisamente há 22 anos atrás, quando surgiu a necessidade da realização de algum evento que estimulasse a visitação do parque após o período de férias.

Após pesquisas de mercado sobre o sucesso da espantomania (termo utilizado na época como referência a filmes de terror adolescente) o Playcenter resolveu trazer na época o que ocorre nos parques dos Estados Unidos no mês de Outubro, quando por lá, é comemorado o Halloween e, aproveitando que o mês de Agosto é conhecido como o mês do cachorro louco, o evento começou a ser realizado por aqui nesse mês.

Assim surgiu a idéia da realização de um evento de terror que além de ser assustador, também pudesse reforçar e melhorar o espírito de diversão.

O objetivo do evento foi trazer o terror que as pessoas estão acostumadas a ver nos cinemas, transformando em realidade os personagens. Para isto, criou-se um cenário de horror em todo o Playcenter com decorações nas portarias e nas áreas de maior circulação do parque.

A primeira edição das Noites do Terror ocorreu as Sextas e Sábados de Agosto de 1988 a partir das 21h, quando o parque na época recebeu ambientação especial, através de programação de shows, recursos de luz e som, que visavam criar um clima de “terror” aos visitantes. O evento foi bem divulgado pela a mídia na época e já alcançava grande sucesso como ocorre nos dias de hoje e a primeira edição teve como patrocinadores a Coca Cola e a Kodak. O grande astro daquela edição foi o ator de filmes de terror, Zé do Caixão, e os slogans do evento na época foram: “Deixe que o diabo o carregue para esta diversão do capeta” e “O medo aparece onde você menos espera”.

A partir do ano de 92 o evento além de ter personagens e decorações ao longo do parque começou a contar com atrações na forma de labirinto e o primeiro deles foi o Labirinto do Espanto, que contava com 18 cenários e 39 atores maquiados e personalizados como: mordomos, cozinheira canibal, defuntos, monstros, assassinos diversos, cientista maluco, homem-mosca, corcunda, carrasco e torturadores, prisioneiros, entre outros personagens. Esse labirinto foi uma inovação na época, pois contava em cada cenário com som ambiente e luzes específicas que ilustravam cada ação dramática.

O Terror também era vivido em atrações antigas do parque, como no Splash que recebia o monstro do pântano; a viagem do pesadelo na Maria Fumaça, onde o seu percurso era todo tematizado; na Montanha que ficava quase Encantada; nas Sombras Mágicas, e assassinas; e na Casa Maluca do morto-vivo.


E a cada ano, inovações foram acrescentadas, como nos dias de hoje que o evento conta com um conceito que transforma o parque num único tema desde o show de abertura, passando pelo os personagens, labirintos e terminando com o show de encerramento, e assim, tornando-se o sucesso que conhecemos hoje.


Confira abaixo a listagem com as edições e os slogans desde 1988:

1988: “O Medo aparece de onde você menos espera”

1989: “Noites do Terror, uma diversão do Capeta”

1990: “Deixe que o diabo te carregue para a diversão do capeta”

1991: “Você também vai perder a cabeça”

1992: “A hora do pesadelo ao vivo com Freddy Kruegger”

1993: “Até hoje você só brincou de sentir medo”

1994: “Sobreviva se conseguir”

1995: “Quem é morto sempre aparece”

1996: “Aqui o pavor vai de carona”

1997: “Venha comemorar 10 anos de calafrios! Você precisa ver com os próprios olhos”

1998: “Encarne em outro mundo”

1999: “Quem é morto sempre aparece”

2000: “Noites do Terror parte 13 - O massacre da serra elétrica. Desta vez você não escapa!”

2001: “Os Demônios estão em toda parte”

2002: “A mais assustadora de todos os tempos”

2003: “As Trevas irão te dominar”

2004: “O Portal do Inferno” e “Visões Satânicas”

2005: “O vale do medo. Ao cair da noite a maldição virá do além”

2006: “O final dos tempos”

2007: “20 anos”2008: “No Sarcófago do Faraó”
2009: “A Noite Maldita”
2010: “A Legião dos Espíritos, O Terror Nunca Morre”

E se ainda tiver coragem de seguir em frente, confira o primeiro comercial veiculado sobre as Noites do Terror no ano de 1988:

Nenhum comentário:

Postar um comentário