10 de julho de 2010

Você já parou para pensar como o milho vira a pipoca e o açúcar se transforma no famoso algodão doce? Acompanhe a partir de agora como ocorrem essas transformações no lançamento da seção Hora do Lanche.

O que é o algodão doce?

Ele é um doce formado a partir de açucar cristalizado e fabricado pelo o processo de trefilação de açúcar em máquinas especiais, ele pode ser confeccionado em diversas cores, dependendo do corante que é aplicado no açucar. O doce que fica semelhante ao algodão é espetado por um palito e embalado por um saco plástico transparente.


Quem o inventou?

Não se sabe quem foi o primeiro a inventar o algodão doce, dizem ser William Morrison e John Wharton fabricantes de doces em 1897 ou por Thomas Patton em 1900


Como que ocorre o processo de trefilação, que transforma o açucar em algodão?

O açúcar é despejado num compartimento rotatório que fica no centro de uma enorme bacia de metal e nesse compartimento o açucar é esquentado em alta temperatura que faz com que ele fique na forma líquida.
Com o processo de rotação o acucar, em forma liquida, se espalha na bacia e ao entrar em contato com o ar entra num processo de solidificação que o transforma em enormes fios de açucar. Com o auxilio de um palito estes fios vão se juntando e formando um enorme cone.



Agora iremos ver como é preparada à famosa pipoca do Playcenter:


Mas antes de tudo, você sabe de onde vem à palavra pipoca?

A palavra vem do tupi, uma língua nativa, e ela é formada por dois dialetos, o pi que significa couro e poca que significa estourar, ficando como couro que estoura.

Onde surgiu a pipoca?

A pipoca surgiu na América a mais de 1.000 anos. Na época era utilizada pelo os índios como alimento e também como decoração para o cabelo.

Como que o milho se transforma na pipoca?

O grão de milho contém água que, sob o calor intenso da panela ou microondas, se transforma em vapor gerando uma forte pressão dentro do grão. Ao tentar se expandir ele explode transformando a casca externa em uma massa de amido e fibras, ficando maior que o tamanho original do milho.

Ao contrário do que muitos pensam, a pipoca possui alta quantidade de proteínas além de saís minerais, ferro e cálcio, elementos que são importantes para a nutrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário