27 de julho de 2010

Hoje, dia 27 de Julho o Playcenter está comemorando 37 anos na Barra Funda, mas você sabe como tudo começou? Da onde que surgiu o nome? Quais foram às primeiras atrações?



Então se prepare e embarque com a gente nessa viagem no tempo e conheça mais sobre a história do surgimento do Playcenter.

A História:

Tudo começou quando o presidente do Playcenter, no final da Década de 60 introduzia as máquinas de Fliperama no Brasil, chegando a mais de 3 mil máquinas por todo o país e numa de suas viagens ao exterior, mais precisamente na Itália, um amigo o levou para conhecer um Parque de Diversões em Nápole, o Edelandia e em conversa, esse amigo o perguntou se existia algo assim ou semelhante em São Paulo, e para a surpresa de ambos, a resposta foi não e na época, a cidade já se consolidava como uma grande metrópole.

Com isso foi proposta a vinda de alguns equipamentos da Itália para o Brasil em parceria, para que fosse feito um teste em algum terreno de São Paulo e assim vieram alguns equipamentos, entre eles a primeira Montanha Russa de aço, a Auto Pista, o Carrossel Calhambeque e alguns brinquedos infantis e junto também vieram alguns funcionários para que pudessem operar os equipamentos e realizar treinamentos nos futuros funcionários.




Os equipamentos foram instalados em frente ao Ginásio do Ibirapuera, pois na época era um local badalado por conter como atração um Tobogã e assim sendo um ponto de diversão de São Paulo na década de 70 e que pertencia também há um empresário do ramo do entretenimento.


O surgimento do nome Playcenter:

E o Tobogã, no entanto se chamava Playcenter e com o sucesso do parque, compraram o Tobogã e o uso do nome, que passou a ser o nome do parque.


A inauguração:

O Playcenter no Ibirapuera inaugurou num domingo ás 10h da manhã, mas desde ás 7h da manhã já havia um grande público a espera da abertura do parque, e com isso percebeu se a importância em lidar com o público e com o diferencial de trazer o equipamento certo e saber operar e lidar com ele.


O carro chefe:


Uma das atrações que trouxe o sucesso que é o Playcenter de hoje foi à montanha russa Ciclone, de origem alemã e que foi a primeira montanha russa de aço do Brasil e nos seus primeiros dias de funcionamento ela operou por mais de 24h para poder atender toda a demanda de público que visitava o parque.


O sucesso:

Com o enorme sucesso do Playcenter o parque precisou se expandir e foi para o terreno da Barra Funda, onde está até hoje e na época a Ciclone passou a fazer parte de um Parque Itinerante que levava o nome do Playcenter ao Brasil inteiro e assim divulgando a marca. E em 1973 chegou a Super Jet para ocupar o lugar de carro chefe no parque que se instalava na Barra Funda.



E em 27 de Julho de 1973 o Playcenter abria as suas portas na Barra Funda se tornando um dos maiores Parques de Diversões da América Latina e o Playcenter que conhecemos hoje.

2 comentários:

  1. onde esta essa tal cyclone, me lembro de ter andado nela em 2009 ou 2008 ou 2007 talvez 2006, kkkkk mas eu ja andei nela!!! estava em um parque horroroso, todo enferrujado, mas eu andei mesmo assim, me lembro bem

    ResponderExcluir
  2. eu fui no playcenter ainda criança enfrente ao ginágio do ibirapuera gostava muinto.era bom de mais pena que fechou.estão querendo montar na cidade de olimpia .tomara que não consiga montar lá deveriam montar aqui na marginal tiete e bem .melhor o asseso ao parque tem metro.espero que monte aqui em Saõ Paulo.

    ResponderExcluir